Marcadores

10 de fevereiro de 2013

THOMAS KEMPIS

THOMAS KEMPIS Tomás de Kempis nasceu por volta de 1379 ou 1380, foi um monge e escritor místico alemão. São-lhe atribuídas cerca de 40 obras, o que o torna o maior representante da literatura devocional moderna. Um dos textos que lhe são atribuídos é a Imitação de Cristo, obra de inegável influência no cristianismo. Obras: A Imitação de Cristo
"Não há quem sustente uma luta mais árdua do que aquele que se tenta vencer a si próprio." "É mais seguro ouvir conselhos do que dá-los." "O hábito é vencido pelo hábito." "Obedecer é muito mais seguro do que mandar." **************************************************************************** SÁBIOS ENSINAMENTOS: ♥Se cada ano extirpássemos um só vício, não tardaríamos a ser perfeitos. ♥Quem tem maior combate que aquele que se esforça por vencer-se a si mesmo? Este deveria ser nosso principal empenho: vencer-nos a nós mesmos, e tornarmo-nos cada dia mais forte e melhores. ♥Procura tirar proveito de qualquer coisa para teu adiantamento, de sorte que, se vires ou ouvires bons exemplos anima-te a imitá-los.
♥Em que posso eu esperar, ou em que devo por minha confiança senão na infinita misericórdia de meu Deus e na esperança da graça celestial? Porque ainda que esteja cercado de homens bons, de religiosos devotos, de amigos fiéis; ainda que leia santos livros e formosos tratados; ainda que ouça doces hinos e suaves cânticos; tudo isto pouco me aproveita, e tem pouco sabor, quando sou desamparado da graça e entregue a minha própria pobreza. ♥Se queres conservar a graça de Deus, sê grato quando a recebes e paciente quando a perdes. ♥Em todas as tuas ações e pensamentos deverias comportar-te, como se hoje mesmo houvesses de morrer. Se tivesses consciência pura, não temerias muito a morte.
♥Lembra-te sempre do fim, e que o tempo perdido nunca mais volta. ♥A verdade é que não são palavras sábias que fazem o homem santo ou justo, mas sim é a vida virtuosa que o faz agradável a Deus. ♥Alegrar-te-ás sempre à noite, se empregares com fruto teu dia. ♥Aquele que avalia as coisas pelo que elas são, e não conforme os outros dizem ou julgam, esse é verdadeiramente sábio e ensinado mais por Deus que pelos homens. ♥Devemos imitar a vida de Cristo e seus caminhos para ser verdadeiramente iluminados e libertados das trevas do nosso coração. Que o mais importante para nós, portanto, seja refletir sobre a vida de Jesus Cristo. ♥Não te importe muito saber quem é por ti ou contra ti, mas só deseja e procura que Deus te ajude em tudo o que fizeres. ♥Pela manhã propõe, à noite examina tuas ações: como te houveste hoje em palavras, obras e pensamentos, porque pode ser que nisto ofendesses muitas vezes a Deus e ao próximo.
♥Resiste no princípio à tua inclinação e deixa quanto antes o mau costume, para que te não leve pouco a pouco a maiores dificuldades. ♥Se não consegues ser o que desejas, como poderás transformar os outros segundo os teus desejos? ♥Se te apartares de conversações supérfluas e passeios ociosos, como também de ouvir novidades e murmurações, acharás tempo bastante e oportuno para te entregares a santas meditações. ♥Se vires alguém pecar publicamente ou cometer culpa grave, não te deves julgar melhor; porque não sabes quanto tempo poderás perseverar no bem. ♥Verdadeiramente grande é aquele que tem um grande amor. ♥É na resistência as paixões que se acha a verdadeira paz do coração, e não segui-las. Não há paz no coração do homem sensual, nem no do que se entrega às coisas exteriores, mas no do que é fervoroso e espiritual. ♥É no silêncio e sossego que a alma piedosa progride e penetra nos segredos da Escritura. Fonte: Livro: A Imitação de Cristo - Thomas de Kempis. Postado porLúcioàs3:37 AMNenhum comentário: Marcadores:THOMAS DE KEMPIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net