Marcadores

13 de abril de 2013

James A. Wylie - O grande historiador da igreja


James A. Wylie

Magnífico escritor e doutor em história da igreja


 

James Wylie Aitken nasceu na Escócia, em 1808. "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor"  (Salmo 37:23). Estudou no Marischal College, Aberdeen  e em St. Andrews (Fife, leste da Escócia). "É bom para um homem suportar o jugo na sua juventude" (Lamentações 3:27).  Embora não pudéssemos encontrar nenhum relato de sua conversão, ele entrou para o Hall Divindade Original Seccession, Edimburgo (Escócia, a terra de John Knox), em 1827, e foi ordenado para o ministério cristão em 1831, daí o nome de "Rev. J A Wylie." E que desde a infância sabes as Sagradas Escrituras, que são capazes de fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus "  .
 (2 Timóteo 3:15

 
Sua disposição de usar a caneta como uma "espada do Senhor" poderoso  (Juízes 07:18) é evidenciado pela sua assunção da sub-editoria da "Testemunha" de Edimburgo em 1846. "Minha língua é a pena de um habilidoso escritor ” (Psalm 45:1) .   Em 1852, após a adesão à Igreja Livre da Escócia - que só foi inaugurada em 1843 (Dr. Chalmers como moderador), insistindo sobre os Direitos da Coroa do Rei Jesus como o único Cabeça e Rei da Igreja - Wylie editou o seu "Free Registro igreja "até 1860." Estai, pois, na liberdade com que Cristo nos libertou, e não preso novamente com o jugo de escravidão " (Galatians 5:1) . O Instituto protestante nomeou Professor de papado em 1860.   Ele continuou nessa função até sua morte, em 1890. "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2Corinthians 10:5) .



Aberdeen University lhe concedeu um doutorado honorário (LL.D.) em 1856 "Sim, sem dúvida, considero como lixo todas as coisas, para ganhar  a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor:. Pela qual sofri a perda de todas as coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo " (Filipenses 3:8)
 Suas viagens o levaram para muitos dos lugares distantes, onde os acontecimentos da história protestante aconteceu. "Então, tanto quanto está em mim, estou pronto para pregar o Evangelho a vós que estais em Roma também "  (Romanos 1:15). (1878). 
Como porta-voz proeminente para o protestantismo, os escritos do Dr. Wylie incluiu "O Papado: Sua História, Dogmas, Genius, e Perspectivas" - que foi premiado pela Aliança Evangélica em 1851 - e, sua melhor escrita conhecido, "O História do Protestantismo "(1878)." Amados, quando empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da nossa comum salvação, senti a necessidade de me para escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos "  . (Judas 3).

É uma reflexão solene e triste sobre a inteligência espiritual do nosso tempo que o clássico JA Wylie, "A História do Protestantismo" saiu da publicação em 1920 "Filhinhos, esta é a última vez, e, como ouvistes que o Anticristo virá, mesmo agora que existem muitos anticristos; pelo que conhecemos que é a última vez "
  (1 João 2:18).
 Mas - "não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma"  . (Hebreus 10:39).  " E, continuamos a "olhar para ele"   (Hebreus 9:28) para vir para nós para nos fazer "escapar de todas estas coisas"  (Lucas 21:36) em um arrebatamento Pré-Tribulação, enquanto nós atentamente "ocupar" (19:13) para que Ele nos campos do Evangelho, que são "brancos já para a colheita"  (João 4:35). "Mesmo assim, vem [rapidamente], Senhor Jesus"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net