Marcadores

10 de agosto de 2013

Lettie Cowman - Mananciais no Deserto



Lettie Cowman Burd (1870 - 1960) foi a autora do livro devocional “Mananciais no Deserto”. Ela também foi uma das fundadoras da Sociedade Missionária Oriental (posteriormente OMS Internacional, agora Society Mission One).
Lettie Cowman Burd nasceu em Afton, Iowa. Aos 15 anos de idade, ela conheceu seu futuro marido, Charles Cowman, um jovem operador de telégrafo. Quatro anos depois, em 08 de junho de 1889, eles se casaram. Charles também foi um dos fundadores da Sociedade Missionária Oriental. Lettie e Charles viviam em Glenwood Springs, Colorado, durante o primeiro ano de seu casamento. Depois de ter vivido lá por aproximadamente um ano, a altitude das Montanhas Rochosas deixou Lettie muito doente. Eles foram forçados a voltar para Chicago, onde viveriam awua próximos 10 anos. Enquanto estava lá, Charles trabalhou no escritório de telégrafo, onde ele tinha trabalhado anteriormente.
Após um profundo chamado, Lettie e Charles deixaram os Estados Unidos em 01 de fevereiro de 1901, para serem missionários no Japão. Eles trabalharam ao lado Juji Nakada, um amigo que tinham conhecido em sua igreja em Chicago. Em 1902, um amigo do escritório de telégrafo, Ernest Kilbourne, se juntou a eles para lhes ajudar. O Cowmans, Nakada e Kilbourne são considerados os quatro co-fundadores da Sociedade Missionária Oriental.




O trabalho no Japão crescia e em 1903, dois Institutos de Treinamento Bíblico tinham sido abertos no Japão. Estas escolas realizavam aulas durante o dia e à noite era o lugar de serviços de evangélicos abertos ao público. Dezenas de pessoas afluiam para o local todas as noites para ouvir a pregação de Juji Nakada. Em 1907, eles se expandiram para a Coréia e uma escola bíblica foi inaugurada em Seul, em 1910. (Bible Training Institute).
Ficou claro que todos os quatro co-fundadores tinham uma carga de profundidade em seu coração para o povo do Japão. Eles queriam chegar a tantas pessoas quanto pudessem com o Evangelho. Embora eles estivessem fazendo grandes avanços em seus objetivos, Charles não estava satisfeito. Isto levou ao início da Campanha de Vila Grande, em 1913. Seu objetivo era para cada pessoa no Japão ouvir o Evangelho em cinco anos. Equipes de missionários foram enviadas para cada vila japonesa proclamando o Evangelho e distribuindo Bíblias. Quando a saúde de Charles deu uma guinada para baixo em 1917, ele e Lettie foram forçados a voltar para a América. Em janeiro de 1918, receberam a notícia através da OMS Padrão que a Campanha da Aldeia Grande, foi concluído. Cerca de 60 milhões de japoneses foram equipados com o Evangelho, cobrindo 161 mil milhas quadradas (420.000 km2) de terra.
Charles morreu em setembro de 1924. Após a sua morte, Lettie encontrou uma nota dirigida a ela em sua Bíblia, afirmando: "Vá em frente com a minha tarefa inacabada". Apesar de seu luto, ela sabia que tinha um trabalho para concluir. No ano seguinte Lettie escreveu “Missionário Guerreiro”, uma biografia da vida de Charles Cowman. Ao escrever ela esperava que "uma cruzada mundial para atingir cada membro vivo desta geração com o evangelho". Após a morte de Charles, OMS continuou com co-fundador da EA Kilbourne como seu segundo presidente. Lettie continuou servindo com OMS como um dos co-fundadores. Quando Kilbourne morreu quatro anos depois de Charles, Lettie se tornou o terceiro Presidente da OMS.


No meio de sua carreira de escritora, Lettie continuou servindo como presidente da OMS como sua primeira prioridade. Ela estava determinada a realizar a Cruzada toda criatura (agora conhecido como Toda Comunidade para Cristo), que Charles começou no Japão como a Campanha da Aldeia Grande. Ela começou a falar em reuniões do acampamento e convenções. Assim como Charles sentiu um chamado forte para anunciar o Evangelho a todas as pessoas no Japão, Lettie sentiu um apelo semelhante para distribuir o Evangelho a todas as nações. Eles já tinham ido para o Japão, Coréia e China, assim que começou a fazer planos para ir para a Índia, África, América do Sul, Europa;. Todas as nações da terra.
Na Europa, eles se expandiram para países como a Finlândia, Estónia, Letónia, Polónia e Checoslováquia. Esta cruzada marcou um dos últimos grandes esforços evangelísticos na Europa antes de a Alemanha nazista assumiu o controle. Na América do Norte, Cuba era um país de foco. Em dezembro de 1941, uma cruzada começou no México. Esta foi a maior campanha evangelística que o México já tinha experimentado. Ao longo de cinco anos, o total de membros da igreja evangélica duplicou. Em 1943, a Sociedade Missionária Oriental entraram na América do Sul, um instituto bíblico se formou naquele ano, em Medellín, Colômbia.
No outono de 1949, Lettie sabia que seu tempo como presidente da OMS tinha chegado ao fim. Ela entregou o cargo e fundou duas novas corporações, Cowman Publicações e Cruzada Mundial do Evangelho.
Em 1957, aos 87 anos de idade, Lettie ficou muito doente. Três anos depois, ela morreu na Páscoa domingo, 17 de abril, 1960.

Um comentário:

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net