Marcadores

27 de setembro de 2015

Thomas Binney - AS CARACTERÍSTICAS DA RELIGIÃO VERDADEIRA




Thomas Binney foi um pregador do século 19 popularmente conhecido como “ o arcebispo do não conformismo “
17” “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
19 Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.”Rm 16.17-20





Se esta Epístola tinha sido perdida nas ruas de Roma, e  tivesse sido achada por algum filósofo romano, depois de ele ler todas as coisas maravilhosas que estavam ali escritas, certamente sua mente se encheria de espanto, e eu creio que ele teria selecionado estes  versos como um dos principais desta fantástica carta. 

I. AS CARACTERÍSTICAS DA RELIGIÃO VERDADEIRA. 



1. Ser "Sábio para o que é bom" inclui uma compreensão inteligente da natureza do que é bom, que não há moral sem religião nem religião sem moralidade. Essas duas coisas devem ser combinadas; e, em seguida, tem de se entender que o homem que anda com Deus precisa ser influenciado pelos atributos dele. Se Deus é Santo, o homem que anda com ele se tornará cada vez mais santo e assim por diante.

(2) Sabedoria é a aplicação prática do conhecimentoPara sermos verdadeiramente  sábios temos que por em prática todos os princípios de nossa fé e a palavra de Deus deve ser a fonte de nossa moralidade.
No entanto, muitos conhecem e ensinam sobre as leis de Deus mas não a praticam e por conseguinte se tornam mais tolos do que aqueles que nada conhecem.



(3) Estar atento para tudo o que for promover o reino de Deus sobre a terra, para apoiar e participar e tomar cuidado com tudo o que for atrapalhar o progresso do evangelho para resistir e não aceitar nenhuma das práticas contrárias ao ensino da bíblia. O homem sábio torna os obstáculos como degraus para subir, pois ele entende que até as circunstâncias desfavoráveis colaboram para o seu bem, por isso ele não teme o mal, pois sabe que não há maldição sem causa e compreende que ele é um miserável pecador e que Deus é sempre justo em permitir as tribulações que vem sobre ele, pois em tudo Deus está visando o seu crescimento. "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam" (Tiago 1:2-4,12).

 

(4) Prontidão e tato em fazer o bemE o homem que é realmente "sábio para que o que é bom" irá adquirir um talento para dizer e fazer coisas sem ofender os outros, deixando uma boa impressão sobre os homens que deseja levar a servir a  Deus. 

5 -  Demonstrar falta de interesse por tudo o que é mau –
Como diria o filósofo, viver " A simplicidade da ignorância feliz” . Muitas vezes o conhecimento do mal é um  mal, e muitos que não abrem mão de caminhar com pessoas malignas acabam se contaminando com elas.


 6 - Exercer  a simplicidade de propósito e forma de linguagem. Como nada invejável é a reputação de alguns homens, que parecem estar sempre se escondendo atrás das palavras, nunca sendo claros com o que dizem para depois poderem se desculpar." É doloroso conviver com pessoas que tem uma agenda oculta”. 


7-  pense nenhum tipo de mal pelo teu irmão. Alguns homens estão sempre a suspeitar de seus amigos e agindo como se cada um deles  pudesse um dia ser um adversário. Vamos ter mais fé uns nos outros. Mesmo que às vezes possamos  ser enganados, não vamos desistir de acreditar naquele que foi feito a imagem de Deus. 



8 -  Capacidade para entender que o inimigo sempre tem do que nos acusarO homem não pode dizer como o seu Mestre, "O Maligno vem e nada tem em mim"; mas pela graça de Deus, deve haver perfeita clareza do caráter contaminado e mundano de nossa carne e da nossa total e irrestrita dependência do favor do Senhor.


II. OS CAMINHOS PARA ALCANÇAR A VERDADEIRA RELIGIÃO. 

1 -  FREQUENTE, PROFUNDA E DEVOTADA MEDITAÇÃO SOBRE QUAL É O PROPÓSITO DE MINHA VIDA AOS OLHOS DE DEUS. Preciso constantemente avaliar os frutos do Espírito em minha vida e observar se realmente Cristo está sendo formado em mim. Este ano preciso estar mais parecido co mo Senhor do que o ano passado, caso contrário terei retrocedido e Deus não tem prazer naqueles que retrocedem.



2 -  Uso constante, consciente e zeloso da leitura diária da palavra, prática constante de oração, participação nos cultos, desejo de servir e de levar outros ao conhecimento de Cristo.



3 -  PRATIQUE O QUE VOCÊ APRENDER NA BÍBILA. Comece de manhã a por em prática os mandamentos do Senhor, vá e perdoe aquele que te feriu, visite um doente e ore por ele, ajude alguém que está necessitado, leve a ele uma roupa ou um prato de comida e depois no final do dia leia a tua bíblia e observe que maravilhoso prazer vai invadir o teu coração, pois a tua vida parece ser uma continuação dos evangelhos. Ma se você passar o dia inteiro apenas se divertindo com coisas banais, ou discutir com alguém e guardar a mágoa em teu coração e no final do dia for ler a palavra de Deus sem desejar nenhuma mudança, você somente vai endurecer ainda mais o teu coração, e a hipocrisia começará a governar a tua vida e as trevas vão impedir você de ver a glória de Deus.

COM TUDO ISSO CHEGAMOS A UMA CONCLUSÃO:

1.  O EVANGELHO É UMA COISA PRÁTICA. Tão prática, que mesmo que não fosse divina, somente seu ensino moral seria capaz de mudar o mundo.

2. UM GRANDE NÚMERO DE  CRISTÃOS  são muito inferiores às exigências do Livro de Deus, mas uma vasta maioria  deles são superiores ao mundo. "Os frutos do Espírito" sempre  aparecem em algum grau entre eles; e, afinal, o que seria do mundo se não houvesse uma igreja cristã ensinando a Bíblia para eles? 

(T. Binney.) 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net