Marcadores

20 de setembro de 2013

Reuben A. Torrey O sucessor de Moody


Reuben Archer Torrey
(evangelista americano, pastor, educador e escritor




"Estamos  ocupados demais para ter poder Temos uma grande quantidade de atividades, mas nós realizamos pouco; Muitos serviços, mas poucas conversões; Muito trabalho, mas poucos resultados"
 RA Torrey




Biografia

Excelência em duas áreas do ministério foi alcançado por poucos líderes cristãos, e tem sido um caso  raro encontrar alguém que tenha sido talentoso em três áreas, mas para se destacar em quatro ministérios parece quase impossível ... mas isso já aconteceu duas ou três vezes na história. Reuben Archer Torrey foi um deles, pois ele foi conhecido como grande educador, como excelente pastor, como  evangelista internacional  e como prolífero escritor.    

Além de seus óbvios dons em todas essas áreas, ele também era um homem de oração, um estudante da Bíblia, e um excelente  ganhador de almas. Diz-se que ele diariamente lia a Bíblia em quatro línguas, tinha um bom conhecimento de grego e hebraico. Alguns estudantes da história da igreja diziam que ele fez mais para promover o evangelismo pessoal do que qualquer outro homem desde os dias dos apóstolos. Sua vida de oração tem sido raramente igualada nos anais da cristandade.

 Uma de suas frases favoritas era, "Eu amo a pregar o Evangelho de Jesus Cristo."

Torrey era filho de um advogado de Nova York e banqueiro. Seus pais, Reuben e Elizabeth, eram cristãos refinados e cultos, sua mãe passava muito tempo em oração por seu filho. A família se mudou para o Brooklyn quando ele tinha três anos e, quando tinha dez anos, mudaram-se novamente para uma casa de campo em 200 hectares em meio a terras altas do Estado de Nova Iorque. A fortuna do pai foi perdida, de modo que eventual herança de Torrey era apenas uma caixa de fósforos e um par de botões de manga. O Dia do Senhor foi respeitado, mas as restrições um pouco negligentes no resto da semana produziram um adolescente mundano. Uma vez, no sótão, ele leu um livro que explicava sobre o que era ser um cristão, e ele sentiu que Deus podia fazer dele um pregador ao invés de um advogado, e ele foi determinado a  seguir adiante.


Aos quinze anos ele estava na Universidade de Yale e passou por um período de ceticismo escolar. Sua mente rápida aprendia facilmente. Ele era um grande dançarino  e sua consciência não mais  o perturbava sobre a vida promíscuo do campus colegial. "O que mais eu poderia querer?" , pensou. "Eu tenho tudo que eu preciso para me fazer feliz." prazeres sociais e , como pistas de corrida, jogos de cartas ,  teatro, dança, etc...

Uma noite, em Yale, ele sonhou com  sua mãe vindo a ele como um anjo pedindo-lhe para pregar. Sua melancolia aumentou. Ele teve um súbito impulso para cometer suicídio. Ele correu para a pia para pegar uma navalha ou qualquer outro instrumento afiado que poderia servir a esse propósito, mas não conseguiu encontrar uma arma adequada. Sua mãe, a quilômetros de distância, foi tirada de sua cama por um poder invisível para orar por seu filho, cuja fé foi abalada. O Jovem Reuben, que estava prestes a cometer suicídio de uma forma ou de outra, foi tomado por um desejo de orar. Estalando de volta à realidade, ele se ajoelhou ao lado da cama e pediu ao Senhor Jesus a entrar em seu coração. Ele disse: "Oh, Deus, livrai-me deste fardo – Se quiseres, até pregar tua palavra eu vou"

Ele voltou para a cama com uma paz reconfortante e resolveu em sua mente por um fim em sua velha vida e iniciar uma vida nova nos caminhos  de Deus.

Isto aconteceu na primavera de 1875, quando Torrey tinha 18 anos. E na capela de Yale, Connecticut,   fez sua profissão de fé pública.

Ganhar pessoas para Cristo tornou-se uma obsessão com ele, e logo ele ficou conhecido como um grande  ganhador de almas. Depois de sua conversão, ele falou de Jesus para sua professora de dança: "comecei a argumentar com ela através das Escrituras. Demorou duas horas, mas ela aceitou a Cristo.".

Ambos os seus pais morreram, no verão de 1877.

Enquanto no seminário, Torrey ouviu pela primeira vez D L Moody, um homem a quem os alunos chamavam de estranho e até mesmo de  evangelista ignorante. Após Moody falar, Torrey e outros pergutnaram, "Diga-nos como ganhar  as pessoas para Jesus Cristo." Moody disse: "Vá para ele! Essa é a melhor maneira de aprender!" Então Torrey mergulhou no trabalho pessoal de evangelismo começando ali nas reuniões. Seu método consistia em colocar a Bíblia nas mãos das pessoas e fazia com que ele lesse um trecho da bíblia selecionado. Torrey, então, fazia perguntas sobre as palavras e frases da passagem até que o candidato entendesse.

 Sua abordagem a pessoas às vezes era brusca e sempre direta. Torrey também ouviu Moody dizer em outro sermão, "A fé pode fazer qualquer coisa!" e fé tornou-se a tônica de sua vida. A Leitura das obras de Finney também o ajudou a moldar sua vida.

Torrey se casou com Clara Smith em 22 de outubro de 1879. Sua esposa era uma inspiração constante para ele. Eles tiveram cinco filhos:  Edith, Blanche, Reuben, Elizabeth, e  Margaret .

Não satisfeito com a formação que recebeu nos Estados Unidos, ele estudou nas universidades alemãs de Leipzig e Erlangen em 1882-1883. Como um estudante brilhante, ele fez um grande progresso na escola. No início de seus estudos, ele foi um crítico mais acentuado , se aproximando do liberalismo teológico dos europeus, mas antes que eles tivessem terminado, ele estava convencido da falsidade de seus pontos de vista e virou gradualmente de volta as velhas doutrinas conservadoras ,. Na verdade, Torrey tornou-se um dos inimigos  mais amargo do liberalismo pelo resto de seus dias. Ele era irremediavelmente ortodoxo quanto a doutrinaa.

Ao retornar aos Estados Unidos, ele recebeu duas chamadas. Uma era pastorear uma igreja rica em Brooklyn e outra para pastorear  uma igreja fraca e pobre em Minneapolis, Minnesota. Ele escolheu a segunda opção. Ele organizou a igreja com cerca de uma dúzia de membros e tornou-se conhecida como a Igreja Open Door. Ele ficou 1883-1886, em seguida, mudou-se para a Igreja do Povo 1887-89. Junto com essas responsabilidades pastorais, ele aceitou a superintendência da Congregação Cidade Mission Society, 1886-1889. Foi em Minneapolis que seu lema tornou-se "orar através de" como resultado da leitura da Vida de George Mueller. Ele não recebeu nenhum salário declarado e era apoiado por ofertas voluntárias. Ele disse mais tarde:

"Certo tempo atrás, cheguei ao lugar onde parecia meu dever dar o meu salário e trabalho para Deus entre os pobres ... Daquele dia em diante, cada bocado vinha diretamente do meu Pai Celestial, não havia uma refeição em nossas mesas ... não havia um casaco para cobrir  minhas costas ... não havia um vestido para minha esposa, nem a roupa de meus quatro filhos, que não era uma resposta à oração. Temos de tudo, e tudo dado pelas mãso do Senhor Jesus. Nunca fui mais sereno e feliz em minha vida. "

Sr. Torrey também fez o hábito de realizar reuniões especiais de oração pedindo a Deus para derramar o Seu Espírito com grande poder em todo lugar que ele ia. Mal sabia ele  como isso seria instrumento para atrair o avivamento que veio uns tempos depois.

Um dia, DL Moody ouviu falar de Torrey e o chamou para dirigir a Chicago Evangelization Society (mais tarde Moody Bible Institute ), guiando-o desde o seu início 26 de setembro de 1889, até 1908. Ele lançou as bases para o currículo e o programa de trabalho cristão prático. Após a morte de Moody,Torrey foi considerado o seu sucessor nas  cruzadas evangelísticas.

Na escola, os alunos ficavam constantemente espantados com a sua capacidade. Seu ensino e suas oração ousadas tornaram-se conhecidas. Seu sucessor, James Gray, disse dele: "Poucos homens estavam mais bem equipados do que ele para expor as Sagradas Escrituras diante de uma platéia popular ou em uma sala de aula."

E como ele gostava de  orar! Um estudante relatou como ele foi ao escritório de Torrey com uma necessidade particular, e após se ajoelharem em oração, ambos se derreteram em lágrimas diante de Deus. Seu livreto, "How to Pray" ( Como orar )é um clássico sobre a arte de orar.

Torrey também tomou sobre si o pastorado da Igreja Avenue Chicago (agora Moody Memorial Church) 1894-1905, onde mais uma vez ele empunhava uma enorme quantidade de influência no mundo cristão. O auditório de 2.200 lugares, logo começou a ser preenchido. Torrey disse mais tarde que ele nunca viu um dia onde alguém não fosse  salvo como resultado do trabalho da igreja. O sucesso foi reuniões de oração era tão grande, que por toda a cidade havia pequenos grupos de oração que ficavam até tarde na noite de sábado, ou iniciavam bem cedo na manhã de domingo para orar pelo seu pastor e pela igreja. Isso, além do fato de que seus discípulos sempre eram treinados em ganhar almas, produziu uma igreja que vivia em uma atmosfera de renascimento constante. Todo ano ele passava vários meses em Northfield, Massachusetts, ensinando e pregando nas várias conferências de lá.

Em 1898, uma reunião de oração semanal começou no Instituto Bíblico cada noite de sábado das 9 às 10 Pm O atendimento cresceu rapidamente para 300 pessoas. Sua finalidade era a orar por um avivamento mundial. Pelos próximos três anos, as reuniões de oração continuaram, seguido por Torrey e três ou quatro companheiros que faziam uma segunda reunião de oração até cerca de 02:00.

 Uma noite Torrey sentiu um peso em seu coração e creu que Deus iria mandá-lo ao redor do mundo para pregar o Evangelho. Dentro de uma semana dois estranhos das  Igrejas unidas Melbourne,  se aproximaram dele depois de um culto de domingo e lhe fizeram um convite para pregar em cultos evangelísticos na Austrália. Ele ficou atordoado e desafiado pela proposta. Parecia que os anos de oração estavam prestes a dar frutos.

Chamadas vieram de outras importantes cidades da Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia, onde ministrou para os próximos seis meses. Em Sydney, Torrey falou para milhares de pessoas no enorme salão da cidade, com centenas de convertidos. Certa vez, em uma cidade australiana, um homem de grande estatura trovejou para Torrey, "Eu não sou cristão, mas eu sou moral,  honrado e íntegro - e eu gostaria de saber o que você tem contra mim" Torrey olhou diretamente nos olhos e respondeu: "Conjuro-vos, senhor, de alta traição contra o Rei do Céu!"

Até 2000 grupos de oração foram organizados por Torrey em várias partes do país, orando continuamente por avivamento!

Duas campanhas foram realizadas na Tasmânia em Launceston e Hobart. O peso-pesado campeão de boxe da Tasmânia confessou Cristo como Salvador na mesma noite, um membro do Parlamento também aceitou a Cristo. O Fogo do reavivamento eclodiu com um total de 20.000 decisões por Cristo na distante Austrália.

Em setembro de 1903, eles estavam de volta na Inglaterra, para o início da cruzada em Liverpool. Em quatro semanas,  cerca de cinco mil se convertidos. As multidões se tornaram tão grandes que duas reuniões por noite teve de ser realizada, uma para mulheres, e a segunda para os homens. Em Dublin, na Irlanda, no Metropolitan Hall, cerca de 3.000 aceitaram a Cristo.

Em 1904, cerca de 30.000 pessoas ao redor do mundo se comprometeram a orar para a equipe e pelo reavivamento em todo o mundo. Em janeiro de 1904, começou a campanha de Birmingham. Provavelmente foi a campanha mais bem sucedida realizada em qualquer lugar em sua turnê. As reuniões foram realizadas em Bingley Hall, com capacidade para 8000 com espaço para 2.000 ouvintes de pé. A cruzada de trinta dias teve cerca de 7.000 conversões!

Em setembro de 1904, a equipe estava em Bolton, no País de Gales (3.600 salvos), e depois para Cardiff para um auditório de 7.000 lugares, o que preparou o caminho para Evan Roberts, que  levaria a nação aos Deus no próximo ano n o grande avivamento do País de Gales. Certamente, as centelhas de reavivamento foram acesas nessas reuniões.

De Cardiff, os evangelistas voltaram a Liverpool para realizar uma campanha de nove semanas. Cerca de 7.000 foram salvos e um velho morador disse que o trabalho superou até mesmo as cruzadas de Moody e Sankey muitos anos antes. O coral foi o maior coral evangélico já organizado até aquele momento. Dois banquetes foram realizadas, com média de 2,2 mil para cada uma das pessoas pobres de Liverpool, com média de cerca de 225 decisões por Cristo em cada um.

De fevereiro a junho de 1905, a famosa cruzada de Londres foi realizada. As despesas totais atingiram 85.000 dólares, com cerca de 15 mil conversões professos. Um coro de 1.000 vozes ajudou todas as noites. A cruzada começou  Royal Albert Hall com 11.000 assentos em 04 de fevereiro com uma bem-vinda por muitos dos dignitários das cidades. O primeiro culto evangelístico foi realizada na noite seguinte, com 10.000 tendo que ficar do lado de fora. Cerca de 250 foram salvos. Uma conhecida cantora de concertos chamada  Quentin Ashlyn foi salva logo depois. Parecia que toda Londres estava cantando hinos de reavivamento. O hino "Glória Song" se ouvia por toda a cidade. 6.500 pessoas foram salvas no Royal Albert Hall, com reuniões especiais para homens e crianças. Um serviço de fechamento no Royal Albert Hall anunciou os totais:

202 Reuniões
1.114.650 participou (média de 5.500 por serviço), com mais de 17 mil convertidos!

Desde os dias de Moody e Sankey não se tinha tinha visto a Grã-Bretanha tão agitada. Um total de 70.000 vieram ao Senhor durante estes três anos de ministério ali.

De 1906 a 1911, uma série pesada de cruzadas na América ocupado seu tempo. Oswald J. Smith foi convertido em 1906 em Toronto. As manchetes dos jornais soaram para fora, "O inferno é absolutamente certo, Dr. Torrey adverte seus ouvintes!"

Milhares de pessoas foram treinados na escola, incluindo Charles E. Fuller, famoso pregador de rádio da próxima geração.

Em 1919 ele visitou o Japão ea China com o Evangelho e, em 1921, ele visitou a China e Coréia, em esforços evangelísticos.

Houghton, pregando o seu funeral, disse: "... Mas aqueles que conheciam Dr. Torrey mais intimamente o conheciam como um homem de oração regular e ininterrupta Ele sabia o que significava orar sem cessar Com horário definido sistematicamente separados para oração.. , deu-se diligentemente a este ministério. "

Reuben A. Torrey escreveu cerca de quarenta livros e seus escritos práticos sobre o Espírito Santo, oração, salvação, e métodos de ganhar almas e evangelismo ainda são os favoritos de muitos cristãos.

Seu primeiro livro foi como levar os homens a Cristo (1893). Suas últimas, Palestras sobre a Primeira Epístola de João , publicado em 1929 após a sua morte. Sua obra Como promover e realizar um Revival Sucesso (1901) é considerado um dos melhores livros sobre evangelismo pessoal e em massa já escritos.
Tradução: Elescreram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net