Marcadores

17 de fevereiro de 2015

Posso entristecer o Espírito Santo? Charles Grandison Finney

Posso entristecer o Espírito Santo?
Angústia do Santo Espírito-
por Charles Grandison Finney
Presidente do Oberlin College

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da
redenção ". Ef. 4:30.

Neste sermão, devo apresentar a seguinte ordem.
I. Mostrar que o Espírito Santo pode ser, e muitas vezes é entristecido por homens.
II. Como e quando Ele se entristece.
III. As consequências de entristecer o Espírito Santo.

I. O Espírito Santo pode ser, e muitas vezes é entristecido.
1. A Bíblia, neste texto e em vários outros textos, representa-o como sendo entristecido.
2. Deus é um ser moral, e, conseqüentemente, ele tem as suscetibilidades e sentimentos, Deus tem um coração que se alegra e se entristece.
3. Todo o seu caráter é amor e benevolência, e, portanto, ele não pode deixar de ser entristecido com as coisas que são erradas e contrárias a sua vontade


II. Como e quando o Espírito Santo é entristecido.
1. O grande objetivo do Espírito Santo, como revelado na Bíblia, é santificar as almas dos homens.
Os homens devem ser salvos por "a santificação do Espírito através da fé na verdade."
2. Ele pode santificar os homens só com a verdade. A santificação é a santidade. Santidade é voluntária obediência a Deus. Obediência voluntária certamente não pode ser produzida, mas pode ser influenciada pela verdade. Daí Cristo ora: "Santifica-os na verdade." O próprio Espírito Santo não tem outros meios de santificação da alma, a não ser a verdade.

3. o ser humano é um agente moral e pode resistir a toda e qualquer verdade. Agência Moral implica poder para resistir a qualquer
grau de motivação que pode ser exercida sobre a mente.

4. Todo o mal moral deve ser combatido pela verdade, e não pode ser combatido de nenhuma outra forma.

5. Qualquer coisa que impede a verdade de produzir seu efeito santificador, entristece o Santo Espírito.

 6. Ao pregar este sermão, e em todos os meus sermões, eu projeto alcançar o indivíduo e como eu não posso chamá-lo pelo nome, Rogo-vos por tudo o que lhe são caros, para fazer uma pausa nessa parte do meu discurso e, solenemente, perguntem-se: "Será que eu, Tenho, assim, ofendido o Espírito Santo?



Com essas observações, estou preparado para perceber algumas das muitas maneiras em que o Espírito Santo é entristecido.

1. Ao negligenciar a verdade. Os homens têm o comando de sua atenção e podem assumir qualquer objeto de contemplação, quando bem entenderem. Se eles não vão atrás da verdade de Deus , eles não podem ser santificados e  nem salvos. Agora, como muitos de vocês estão empregando seus pensamentos sobre qualquer coisa que em nada edificam a sua fé ? 

Se você ignorar os  alertas dos céus na bíblia, certamente  um dia esses avisos te alcançarão e eles mesmos serão usados contra você no dia do juízo. Porque o Espírito se pudesse gritaria de seu coração para você deixar de lado o coração negligente e descompromissado e se lançar na prática da verdade.

2. Leviandade de pensamento, conduta e conversa entristece o Espírito Santo. Essa leviandade certamente seria muito inconveniente na presença de um juiz terreno ou soberano. E como muito menos tolerável então seria  na presença do Deus infinitamente santo? 
Poucas coisas na Universo pode aparecer mais chocante para quem tem qualquer fé em Deus, do que ver um ser humano cujo destino eterno está para ser decidido naquele momento, ver ele totalmente passivo, sem nenhum temor,indiferente ao olhar de seu juiz onisciente.
Como você pode - como se atreve a brincar? Você ficaria chocado ao ver um indivíduo, em julgamento por sua vida, brincar, assim como o juiz estava prestes a pronunciar a sentença sobre ele. 

3. A leitura ou a atenção dada a publicações e programas sociais  superficiais e levianos entristece o Espírito Santo

Mulher, homem, você se atreve passar uma hora em contaminando sua mente com alguma novela vã ou história tola, quando tanta verdade de peso infinito e importância insta a sua investigação e atenção imediata? 
Você tem tanta coisa elevada para meditar.
- A pessoa de  Jesus Cristo
- A vida eterna e morte
 - A glória de Deus e a salvação das almas de homens
 - Os mandamentos de Deus devem ser solenemente pesados
​- O sangue, e gemidos, e a misericórdia do Calvário devem ser devidamente analisados,

Quanto romances e peças de teatro e leitura frívola ter começado posse de sua mente? O! vós, os pobres, mau, indefeso, repugnante, miserável pecador, o que dizer a você? Não importa se você é um professor de religião ou não. Você é um miserável pecador diante de Deus, e da lei da sua própria consciência, se você gasta seu tempo em tal leitura e lazer que só corrompe a tua fé e em nada te edifica. 
Qual é o seu nome? Deixe-me visitar o seu quarto, sua sala de estar, ou onde quer que você mantenha seus livros. O Quê é aqui? Byron, Scott e Shakespeare, e uma série de levianos e blasfemos de Deus, e inimigos do Espírito Santo. São estes os seus companheiros - esses espíritos com quem você comunga - este o caminho em que você gasta o seu tempo? 

E se  você é um professo cristão é ainda pior! Estes maus hábitos fazem de você  um grande hipócrita a negligenciar sua Bíblia e a comunhão com o Espírito Santo, por entregar  a sua mente  à comunhão com obras tão terrena, sensuais e diabólicas como estas?

Ou você pensa ser possível alguém ser cristão e estar sentado em um bar com outros bêbados e entorpecendo a mente com um brandy ou outro licor? Onde vai parar esse sujeito mantendo comunhão com tais companheiros?

4. conversa Vã entristece o Espírito Santo. Cristo diz: "Deixe o seu sim ser sim, e seu não ser não, pois tudo o que é mais do que estes vêm do mal. "" E, de toda palavra fútil que os homens falam eles darão uma conta no julgamento.
Será que você gastaria seu tempo em conversas vãs e tolas, se você soubesse que teria apenas mais uma hora de vida?

Você não sabe que Deus está ouvindo cada palavra que você diz? Ele está olhando com atenção para cada movimento do íntimo de sua alma, como se quisesse falar e te repreender. Por que você não está usando sua conversação e talento em instruir aqueles que o rodeiam? Talvez aqueles de sua própria casa, e os seus amigos mais próximos precisam ser repreendidos e advertiu, exortados  e instruídos em conta a sua salvação.
Você  Conhecedor da bíblia, como você gasta seu tempo, quando no meio de seus amigos impenitentes, e qual é a sua conversa quando no meio de outros crentes? 

Agora, se sua conversa até agora tem sido vãs e frívolas ou inúteis, e de qualquer forma imprópria em um cristão, você vai se arrepender e confessar imediatamente a todos aos diante de quem você tem sido uma pedra de tropeço.
Confessar ao Espírito Santo a quem você entristeceu, e rogar para  Ele te perdoar, e retornar a fazer morada em seu coração!


5. Muito estudo, quero dizer muito aplicação mental para essas artes e ciências que não têm referência direta à santificação de suas almas, entristece o Espírito Santo. Isto é particularmente um
pecado de estudantes, em que às vezes são traídos pela ambição, e orientados por seus  professores. Toda a sua mente é engolido e absorvida em atividades literárias e científicas para o descaso das chamadas solenes, e avisos, e esforços do Espírito Santo. 


6. A negligência de estudo entristece o Espírito Santo. Onde o  estudo é a solução para melhorar a sua vida e abençoar sua família , mas você não faz por preguiça ou falta de vontade, você errará tanto como se você tivesse estudado exageradamente.

7. Muitos negócios entristecem o Espírito Santo. Na minha última palestra, falei sobre a necessidade de diligência no negócio e do pecado da preguiça; e também para o perigo de se envolver em demasia negócio. Suponha que seu pai deva vir visitá-lo por alguns dias a tratar de sua herança e que você está tão ocupado que é  incapaz de dar-lhe qualquer parte do seu tempo. Isso certamente seria totalmente imperdoável. Mas o que é isso quando comparado com o maldade do ser ocupado demais para conversar com Deus?

8. Não ter nenhum negócio também entristece o Espírito Santo. O ócio é um dos maiores  pecados, e totalmente incoerente,  quer com o Espírito ou deveres da religião, pois para vencermos a luta temos que ser diligente em tudo o que fazemos.

9. A intemperança de toda espécie entristece o Espírito Santo. No seu sentido mais amplo, a intemperança é qualquer violação das leis da vida e da saúde, no comer e beber, ou vestido, ou o exercício, em qualquer coisa e cada coisa que é prejudicial para o organismo. Todo homem precisa cuidar de sua saúde, pois nosso corpo é o templo do Espírito Santo E, no entanto, quantos de vocês estão negligenciando e talvez,  prejudicando sua saúde e obscurecendo suas mentes, e estão seguindo os passos daqueles "cujo deus é o ventre, cujo fim é a perdição.

10. A auto-justificação entristece o Espírito Santo. Muitas pessoas parecem ser tão ansiosas para justificar sua conduta, como se a sua salvação dependesse de suas  próprias obras.
 Agora, esse assunto deve ser muito bem entendido, pois o espírito de auto-justificação torna impossível a santificação. 
Por que você Não decide, de uma só vez, quebrar, confessar e abandonar o seu pecado? 
Por que você vai perder tempo arrumando desculpas para tentar esconder um ego orgulhoso? 
Sua culpa, na verdade é  indescritivelmente grande. Nenhuma linguagem humana pode descrevê-lo suficientemente. Ninguém nunca
tem ou pode acusá-lo de metade do que você é culpado diante de Deus. Existem muitas coisas, pecados secretos, erros que você não vê que estão todos diante de Deus, mas no entanto, você está com receio de confessar apenas uma delas. Que tolice a sua! Apenas uma milésimo parte de sua culpa real, aparece diante de seus olhos e você fica com vergonha de admitir seu erro, enquanto que Deus está vendo os outros milhares de erros e pecados de seu coração que você ainda não tem consciência. Essas falhas de caráter são inúmeras e nunca são percebidas pelo homem mortal. 


As vossas iniqüidades são infinitas. Eles são mais amplas do que a terra, elas são mais  altas que  o céu, elas são profundos como o inferno, e escuras como a meia-noite da segunda morte. E Por que você se justifica, ou gasta seu tempo  em fazer desculpas por seus pecados?


“AQUELE QUE CONFESSA SEU PECADO E O DEIXA, ALCANÇARÁ MISERICÓRDIA”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net