Marcadores

30 de julho de 2014

A W TOZER O ESPÍRITO SANTO É QUE GERA A VIDA

A W TOZER
O ESPÍRITO SANTO É QUE GERA A VIDA 

É possível que uma igreja prossiga sustentando o credo e a verdade por gerações seguidas e assim continue se perpetuando. Novos membros podem seguir e receber esse mesmo código e também acabar envelhecendo.  Aí algum avivalista vem, abre fogo e inquieta a todos, e pela oração Deus Se manifesta naquele lugar e o avivamento chega àquela igreja. 

Pessoas que se julgavam salvas são agora salvas de fato. Pessoas que meramente haviam crido num código agora crêem em Cristo. E o que é que aconteceu de fato? Aconteceu apenas que o Cristianismo do Novo Testamento recebeu o devido lugar. Não é uma edição de luxo do Cristianismo; é apenas o que o Cristianismo deveria ter sido já desde o começo.Um homem começa a frequentar uma igreja, crê nos textos bíblicos, memoriza esses textos, cita-os, ensina-os e talvez até se torne um diácono da igreja. Ele talvez até seja eleito para a diretoria da igreja e tudo o mais. Aí, certo dia, ouvindo a pregação inflamada de algum visitante ou talvez do próprio pastor, ele de súbito se sente em falta para com Deus e, esquecendo-se de todo o seu passado religioso, põe-se de joelhos.Como Davi, ele começa a derramar a alma em confissão. Depois, levanta-se e começa a testemunhar: "Eu fui diácono nesta igreja por 26 anos e nunca havia nascido de novo,mas isso aconteceu hoje à noite!"O que foi que aconteceu? Esse homem estava confiando no cadáver da verdade até que algum pregador inspirado o fez ver que a verdade tem uma alma. Ou, talvez Deus lhe ensinou em secreto que a verdade tem uma alma tanto quanto um corpo, e ele ousou avançar e insistir pelo arrependimento e pela obediência até que Deus honrou a sua fé e fez brilhar a luz. 


Daí, como relâmpago rasgando o céu, ela tocou o seu espírito e todos os textos que ele havia memorizado passaram a viver. Graças a Deus, ele tinha memorizado os textos, e toda a verdade que ele conhecia, agora, de repente, floresceu na luz. É por isso que eu creio que devemos decorar as Escrituras. Essa é a razão por que devemos nos familiarizar com a Palavra,por que devemos encher a mente com os grandes hinos e canções da igreja. Eles haverão de significar muito pouco para nós até que venha o Espírito Santo. Mas quando Ele vier, Ele terá combustível para usar. Fogo sem combustível não queima, mas o combustível sem fogo está morto. E o Espírito Santo não virá a uma igreja onde não haja o corpo bíblico da verdade. O Espírito Santo não vem nunca para um vácuo, mas onde a Palavra de Deus está, ali está o combustível, e o fogo desce e queima o sacrifício.


O ARREPENDIMENTO É A PREPARAÇÃO NECESSÁRIA 
 
 Jesus afirmou que aqueles que quiserem fazer a vontade de Deusconhecerão ; eles conhecerão o Seu ensino 
- se ele procede de Deus ou se Ele fala de Si mesmo. Agora, esse corpo de ensino pode ser apreendido pelo intelecto comum, de capacidade média. Você pode apreender o ensino, mas somente a alma iluminada pode conhecer a verdade e somente o coração preparado será iluminado.
E o que é essa preparação necessária? Jesus disse que, se alguém quiser fazer a vontade de Deus, a luz haverá de invadi-lo. Deus lhe iluminará a alma. O que nós queremos é fazer de Jesus uma conveniência. Fazemos dEle um bote salva-vidas para nos conduzir até a praia, um guia para nos encontrar quando estamos perdidos. Nós O reduzimos a um mero bom Amigo que nos ajuda quando estamos encrencados. Isso não é o Cristianismo bíblico.


Jesus Cristo é Senhor, e quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus, isso é arrependimento e a verdade se manifesta em nosso interior. Pela primeira vez na vida nos vemos dizendo voluntariamente: "Eu vou fazer a vontade do Senhor, mesmo que isso me custe a vida!" A iluminação começará sua obra no coração. Isto é arrependimento: nós que seguíamos nossa própria vontade estamos decididos a fazer a vontade de Deus!Nós não podemos conhecer o Filho, a menos que o Pai no-lo mostre. Nós não podemos conhecer o Pai, a menos que o Filho O revele. Eu posso chegar a conhecer a respeito de Deus; isso é o corpo da verdade. Mas eu não consigo conhecer a Deus, a alma da verdade, a menos que eu esteja disposto a obedecer. Discipulado verdadeiro é obedecer a Jesus Cristo, aprender dEle, segui-lO e fazer aquilo que Ele nos ordena. É guardar os Seus mandamentos e executar a Sua vontade. Uma pessoa dessas é um cristão- e nenhuma outra espécie o é.
Quando você está tentando descobrir em que pé se encontra alguma igreja, não pergunte apenas se ela é evangélica. Veja se é uma igreja evangélica racionalista que diz"O texto é suficiente", ou se é uma igreja que crê que é necessário o texto mais o Espírito Santo. 

Antes que a Palavra de Deus possa significar qualquer coisa em meu interior, é preciso que haja obediência à Palavra. A Verdade não se confia a um rebelde. A Verdade não transmitirá vida a um homem que não vai obedecer à luz! "se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seuFilho nos purifica de todo o pecado" (1 João 1.7). Aquele que está desobedecendo a Jesus Cristo não pode esperar ser iluminado.

A ILUMINAÇÃO É UM FATO


. Eu sei o que Carlos Wesley quis dizer quando escreveu: "O Seu Espírito atende ao sangue,  E me garante que eu nasci de Deus!" Não é preciso que ninguém me diga o que ele quis dizer com isso. "Aqueles que quiserem fazer a minha vontade", disse Jesus na verdade, "haverão de receber uma revelação em seu coração. Eles receberão uma iluminação interior, que lhes assegurará que são filhos de Deus".

Se um pecador se dirige ao altar e um obreiro com um Novo Testamento cheio de anotações o introduz no reino por meio de argumentações, o diabo haverá de encontrar esse recém-convertido dois quarteirões abaixo e, com argumentações, o removerá do reino outra vez. Mas se ele for iluminado interiormente — esse testemunho interior — porque o Espírito respondeu ao sangue, você não conseguirá argumentar com uma pessoa dessas. Ele se tornará teimoso, sem levar em consideração os argumentos que você tentar manobrar. Ele vai dizer: "Mas eusei!" 

 Um homem desses não é nem teimoso nem arrogante; ele apenas é seguro. Ele se parece com aquele alegre irmão crente que trabalhava numa fábrica, e alguém o convidou para uma reunião em que um homem pretendia provar que os cristãos estavam errados. Esse irmão foi assistir à palestra. Foi uma eloquente apresentação de argumentos de todo tipo. Na saída, o homem que o tinha convidado perguntou: "E então, o que você achou?""Olha, eu ouvi esta palestra com um atraso de 25 anos", replicou o cristão. "Foi 25 anos atrás que Deus fez na minha vida o que esse palestrante disse que é impossível ser feito!" Ora, esse é o Cristianismo normal. Esse é o jeito que deveríamos ser. "Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, conhecerá." Ele haverá de saber. Todavia, algumas pessoas continuam a resistir a Deus, recusando-se a seguir a Jesus, o tempo todo frustrados com algo que Ele lhes disse, mas que eles não vão fazer. Você diz que pretende fazer um curso bíblico. Você pode fazer um curso e estudar tudo a respeito de síntese e análise e tudo o mais. Mas se você está resistindo a Deus, será o mesmo que ler um outro livro qualquer. Nem todos os cursos deste mundo iluminarão o seu interior. Você pode encher a mente de conhecimento, mas o dia em que decidir obedecer a Deus, o conhecimento haverá de descer ao seu coração. Você conhecerá . Somente os servos da verdade conseguem conhecer a verdade. Somente aqueles que obedecem alcançam a mudança interior.


O CONHECIMENTO NÃO É SUFICIENTE

 Você pode manter-se do lado de fora, e possuir toda a informação e saber tudo a respeito da verdade, e contudo não ser um verdadeiro discípulo que de fato conhece a Cristo. Certa vez eu li um livro a respeito da vida espiritual interior, escrito por um homem que de forma alguma era cristão. Ele era um intelectual esperto, um inglês perspicaz. Ele estava parado do lado de fora e examinava as pessoas espirituais por esse ângulo, mas nada daquilo o alcançava. E isso é possível! Você pode argumentar sobre o assunto. Pode ler a sua Bíblia — ler qualquer versão que desejar — e se você é honesto haverá de admitir que é ou obediência ou cegueira interior. Você pode repetir a Epístola aos Romanos palavra por palavra e ainda assim estar completamente cego interiormente. Você pode citar todos os Salmos, e ainda estar cego interiormente. Você pode conhecer a doutrina da justificação pela fé e colocar-se ao lado de Lutero e da Reforma, e ainda continuar cego interiormente. Não é o corpo da verdade que ilumina; é o Espírito da verdade que ilumina.Se você está disposto a obedecer ao Senhor Jesus, Ele haverá de iluminar o seu espírito.  Ele iluminará você interiormente. A verdade que você conheceu intelectualmente agora você a conhecerá espiritualmente. O poder começará a fluir abundantemente, e você se verá mudado, maravilhosamente transformado. Vale a pena crer num Cristianismo que de fato muda as pessoas.


Eu preferiria fazer parte de um pequeno grupo com conhecimento interior, afazer parte de um vasto grupo com conhecimento meramente intelectual.


No grande dia da volta de Cristo, o que vai importar é se eu fui iluminado interiormente ou não, se fui regenerado interiormente, purificado interiormente. A questão é:
Será que realmente conhecemos a Jesus dessa forma? 
  


Faith Beyond Reason, A W Tozer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net