Marcadores

28 de setembro de 2013

MATHEW HENRY E JOHN WESLEY ( comentário bíblico )


Estudos em Gênesis
- Há primeira coisa que Deus criou foi a luz e a primeira coisa que precisa entrar no coração do homem  é a luz de Cristo. (Gn 1.3
- A terra é  o centro da criação de Deus. Todo o universo foi formado para “ cuidar “ da terra (Gn1.15,17). Vida inteligente em outros planetas não é nem sequer cogitado pela escritura, ao contrário, toda revelação bíblica centraliza o planeta Terra como palco único onde se desenvolve a história humana.

M Henry dizia “ Mantenha os céus acima de seus olhos e a terra debaixo de seus pés. No início da criação a terra era sem forma e vazia e havia trevas. Assim também é o interior de quem não conhece a Jesus, mas Depois do Senhor iniciar o seu trabalho, vem a luz de Cristo e tudo começa a se tornar uma obra perfeita”
- “façamos o homem a nossa imagem”. Esses termos indicam em sua essência   a TRINDADE  misteriosa de Nosso Deus. O texto em hebraico original está no PLURAL. Aqui temos revelado o que João fala no cap 1 de seu livro: Que Jesus estava com o Pai antes da criação do mundo.
-
_”  Édem  significa desejável, e sua maior qualidade não era sua beleza física, mas o fato de nesse jardim o homem encontrar as duas coisas mais importantes da vida: COMUNHÃO COM DEUS E VIDA ETERNA através da árvore da vida ( que é um símbolo de Cristo) “- notas de Wesley
- Muitos dizem que Deus podia ter evitado que  o pecado aparecesse no mundo, mas Deus “ fez o homem reto, mas ele praticou o que era vergonhoso “ ( Ec 7.29 )  
- O primeiro comando que Deus deu ao homem é para ele ter DOMÍNIO sobre as criaturas da terra. 1.26
- O homem foi criado a IMAGEM  de Deus. Não só imagem moral ,mas também física, posto que Jesus já tinha uma forma etérea, visto que Ele algumas vezes se apresentou como o ANJO DO SENHOR.

- Notas de Wesley “Os únicos dois mandamentos que foram dados a Adão ainda na sua inocência foram o da guarda do dia de descanso ( sabath  quer dizer descanso) e o do casamento.”

“A gravidade maior do pecado não foi  a de trazer tragédia para Adão e Eva somente, mas todas sua posteridade foi afetada, seus filhos e netos foram amaldiçoados e é exatamente isso que acontece hoje quando pecamos: As consequências são sofridas por nossos filhos”- Wesley

Gn 3


- A estratégia nunca mudou desde o Édem. Até hoje, satanás tenta as pessoas da mesma maneira: FAZENDO-AS DUVIDAR DA PALAVRA DE DEUS. “ è certo que não morrereis” disse a antiga serpente. Eva porém esqueceu que Deus havia falado: “CERTAMENTE MORRERÁS “. È UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA. Eva e Adão desobedeceram e foram expulsos do paraíso e arruinaram suas vidas e a de seus filhos.
- Deus porém na sua graça, já tinha um plano e Ele disse a serpente: “ porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este ( Jesus)  te ferirá a cabeça ( te destruirá para sempre ) e tu ( diabo) lhe ferirás o calcanhar( lhe fará mal , mas não para sempre ) “.
- Depois de ter pecado o homem fez para si roupas de figueira      ( tentativa humana de cobrir a vergonha) , mas Deus fez para Eles roupas com couro de animais ( O sangue de um animal inocente teve que ser derramado para vestir o homem, isso já apontava para o sacrifício de Jesus na cruz) - GDelara

Gen  4
- Abel trouxe sua oferta das PRIMÍCIAS ( honra a Deus ) ao passo que Caim trouxe “ da terra uma oferta”, dando a entender que Caim ofertou qualquer coisa a Deus e Abel ofertou o que tinha de melhor.
- Deus se agradou DE ABEL E DA SUA OFERTA, notem que primeiro Deus se agradou da pessoa e da atitude correta do coração de Abel e somente depois , de sua oferta. O que vale portanto, não é a nossa oferta, mas sim como nós estamos  andando diante do Senhor.
- Caim se irou e foi reprovado por Deus. O próprio Deus, mais tarde chama a atenção de Caim, no mais surpreendente puxão de orelha da história da humanidade. Adão devia ter exortado seu filho, mas Deus em pessoa fez isso. Mas nem isso adiantou, e ainda de forma insolente, depois de matar seu irmão, ousou responder ao TODO-PODEROSO; “ Acaso sou eu tutor de meu irmão? “ Isso nos mostra realmente que alguns vasos foram feitos para a ira ( pessoas irremediáveis  que não tem respeito nem pelo Senhor Deus)
- “ Caim significa “ possessão “ e Abel significa “ vaidade” Eva imaginou que Caim fosse o prometido que destruiria a serpente e não deu atenção devida a seu segundo filho Abel, que na sua rejeição buscou ao Senhor e foi por Ele aceito. Somente o nome de Caim tinha um significado forte: “ Adquiri um varão com o auxílio do Senhor”, ao passo que Abel foi desprezado, tido como mais uma pequena vaidade.
Esse fato nos mostras os critérios do Senhor, que sempre escolhe OS FRACOS E DEIXA OS FORTES SEM AJUDA.


-“ O SACRIFÍCO DOS PERVERSOS É ABOMINAÇÃO AO SENHOR MAS A ORAÇÃO DOS RETOS É O SEU CONTENTAMENTO’ Pv 15.8 . Caim era um homem mau, prova disso, que matou seu irmão, por isso Deus , que conhecia seu coração não aceitou sua oferta.

-“ Abel, pela fé ( porque creu que o sacrifício deveria ser expiatório, isto é,  um animal deveria morrer no lugar do pecador) ofereceu a Deus um sacrifício “ MAIS EXCELENTE”   Hb 11.4  “ - M Henry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net