Marcadores

3 de maio de 2014

Hans Denck Líder Anabatista

Ah, quem vai me dar uma voz para que eu possa gritar bem alto para o mundo inteiro que Deus, o todo maior, 
está no mais profundo abismo dentro de nós 
e nos espera para voltar para ele.
Oh, meu Deus, O que acontece neste mundo pobre velho, 
que Tu és tão grande e poucos te vêem, 


Que tu falas tão claramente e poucos te  ouvem, 

Que Tu estás tão perto e poucos sentem a tua presença, 

Que tu conheces a todos, mas poucos sabem o seu nome!
Homens fogem de ti e dizem que não podem te encontrar, 
eles viram as costas e dizer que  não podem te ver, 
eles tampam os ouvidos e dizem que não podem te ouvir!
 Hans Denck



Hans Denck
Cristão anabatista, pensador, que não comungava com as idéias vigentes sobre religião que se tinha na sua época, o que lhe conferiu a falsa alcunha de universalista e depreciador da bíblia.
O que se vê neste jovem, é que ele tinha uma concepção de que o desejo de Deus era salvar a todos e não o de que todos iriam ser salvos e  que Deus é maior que a bíblia e Ele ainda fala nos dias de hoje. O cânon bíblico se encerrou, mas o Senhor não parou de falar, o que veremos a seguir de acordo com as próprias palavra de Denck.
Um professor o descreveu como "superando sua idade e parecendo mais velho do que ele era." Longe de ser um tipo rebelde, Denck, no entanto, era perseguido em sua própria época por suas crenças anabatistas.
Fluente em latim, grego e hebraico. Em seu primeiro trabalho, ele se comprometeu a edição de um três volumes do dicionário grego.Em setembro de 1523, tornou-se diretor da escola de St. Sebald em Nuremberg, Alemanha. Ele se casou com uma jovem da cidade e eles tiveram um filho. Ele foi se estabelecer em uma vida tranqüila e respeitável, mas por um pequeno problema: Sua alma contemplativa estava com fome por mais de Deus. Ele queria ver uma maior expressão de santidade interior e união com Deus na sua própria vida. Enquanto em Nuremberg ele se deparou com a Teologia Germânica, uma obra contemplativa mística que o influenciou muito.
Hans começou a entrar em um despertar pessoal. Em vez de focar em "pensar por si mesmo", ele começou a encontrar a paz que ele estava procurando por aprender a "pensar como Cristo" e segui-lo implicitamente, mesmo que ele tivesse  que fazer isso sozinho. Seu lema tornou-se, "Ninguém realmente conhece a  Cristo, a menos que ele o siga diariamente na vida."


Em janeiro 1525, Hans Denck foi questionado sobre suas posições   a respeito do batismo e comunhão.O tribunal da cidade de Nuremberg exigiu uma explicação para o seu "comportamento estranho". Hans respondeu por escrito:
“Confesso que sou uma pobre alma, sujeito a todas as fraquezas do corpo e do espírito. Por algum tempo, eu pensei que tinha fé, mas eu entendi que era uma falsa fé. Era uma fé que não conseguiu superar minha pobreza espiritual, minhas inclinações para o pecado, minhas fraquezas e minha doença. Em vez disso, eu me tornei polido e adornado do lado de fora (com a minha suposta fé) e pior tornou-se minha doença espiritual no interior de minha alma. . . .Agora eu vejo claramente que não posso continuar neste incredulidade diante de Deus, por isso eu digo: Sim, Senhor! Em nome de Deus Todo-Poderoso que eu temo, do fundo do meu coração, eu quero acreditar. Ajuda-me a acreditar.”


Por causa da declaração acima, o conselho da cidade decidiu que Hans Denck devia ser expulso de Nuremberg. Em 21 de janeiro de 1525, lançaram-lo da cidade para o resto de sua vida, com ordens para não se aproximar da cidade menos do que 10 milhas a ele, sob pena de morte. Eles confiscaram seus bens para sustentar sua esposa e filho que teve que ficar para trás. E assim, ele se viu sozinho e sem-teto, no auge do inverno, com nada além das roupas do corpo – e a convicção interior de que ele estava fazendo o que era certo.
Ao sair Nuremberg, Denck se juntou ao movimento anabatista. Em maio de 1526 foi batizado como crente por Balthasar Hubmaier. Pouco tempo depois, ele publicou três obras breves que defendem suas convicções: “Se a verdade da religião faz as pessoas perderem a misericórdia, então quem realmente ama a Verdade.”
Ele definiu o batismo como o "pacto de boa consciência com Deus", mas não era de importância central para as suas idéias religiosas. Na verdade, ele considerou cerimônias em geral como superficiais e secundárias, e criticou duramente os eclesiásticos hipócritas que reduziram a fé a externa observância de ritos supersticiosos herdados.

Para Hans Denck, a imitação de Jesus era o que contava; cerimônias foram justificados somente para confirmar a fé e nunca em lugar da fé. O batismo interior do espírito era muito mais importante do que o batismo exterior nas água. A Ceia do Senhor ele interpretou como uma união espiritual com Cristo. Como a igreja primitiva, ele considerou que o amor era a meta suprema para o cristão, superior à fé e à esperança. Ele acreditava firmemente que "Cristo não pode realmente reconhecer quem não imitá-lo nesta vida."



Intuição fundamental de Denck era: "Não é o suficiente  que Deus esteja em você, você também deve estar em Deus". Este pensamento abriu o caminho para os movimentos posteriores como Quakers e outros cristãos místicos.


Denck sobre a Bíblia
Enquanto Denck estimado Bíblia "acima de todos os tesouros humanos", ele não a comparava com a Palavra de Deus. Ele sentiu que muitos em sua época haviam da Bíblia um ídolo, elevando-o a algo além do que Deus originalmente pretendia. Ele não acreditava que a capacidade de Deus para se comunicar com sua criação dependia exclusivamente das Escrituras, mas que qualquer verdadeiro buscador de Deus pode receber iluminação dele para além da bíblia, desde que não houvesse  contradição com as Escrituras. Por exemplo, Denck acreditava ser possível ouvir a voz interior do Espírito Santo no coração, o que depois foi avalizado por inúmeros cristãos, mas na época foi rejeitado pela igreja local.
Eu valorizo ​​as Escrituras acima de tudo tesouro humano, mas não tão altamente como a Palavra de Deus que é viva, forte (Hb 4:12), eterna e livre.A Palavra de Deus é livre a partir dos elementos do mundo. É o próprio Deus. Ele é Espírito e não carta, escrita sem caneta ou papel para que  nunca pudesse ser apagado.

Com esse entendimento , Denck não estava menosprezando a bíblia, como dizem alguns, mas estava enfatizando que Deus é maior do que um livro, ainda que esse livro seja a bíblia.


Como resultado disso, a salvação não vem somente pela Escritura, embora a Escritura possa levar a  salvação (2 Tm. 3:16). Precisamos entender, a escritura não pode mudar um coração mau, embora possa torná-lo mais quebrantado. Um coração que é tocado por  Deus, esse sim é transformado e assim que a luz do Senhor brilhar nele, pode aprender  todas as coisas. Vemos, então, como as Escrituras ajudam aqueles que crêem para a salvação e vida santa. Mas para aqueles que não acreditam, ela serve apenas para sua condenação. . . .
Se a salvação dependesse apenas da leitura das Escrituras ou da pregação dela, muitas pessoas analfabetas e surdas , de muitas cidades a qual nenhum pregador foi, estariam perdidas para sempre.

O Espírito Santo porém, "fala claramente para todos, para o surdo, o mudo e o cego. O Senhor fala na amplitude celeste, nas ondas do mar, nas montanhas altaneiras, nos abismos, na beleza das flores,na canto dos pássaros e em toda a sua criação.
Ele fez todos os esforços para não odiar seus adversários religiosos, e ele insistiu que, embora ele tivesse sido expulso pela comunidade de crentes, ele não tinha permitido que o seu coração se afastasse deles, nem tampouco mostrasse um espírito amargo, pois ele estava convencido de que este era o preço que tinha que pagar por suas crenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEMBRA DE ALGUM HERÓI DA FÉ QUE NÃO FOI MENCIONADO, POR FAVOR MANDE UM E-MAIL PARA Gelsonlara@sbcglobal.net